sábado, 23 de agosto de 2008

Dez razoes para gostar de Morcegos


* São grandes controladores das populações de insectos. Algumas espécies ingerem duzentos ou mais insectos em apenas alguns minutos de voo.

* São responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto, o morcego deixa cair as sementes em locais distantes do original, onde podem nascer novas árvores. Mais de quinhentas pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.

* Auxiliam na reprodução de mais de quinhentas espécies de plantas, visitando as flores como fazem, de dia, os beija-flores e as abelhas, transportando o pólen de flor em flor.

* Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo roedores, que tantos prejuízos causam à agricultura.

* São largamente empregados em pesquisas científicas, incluindo a acção de medicamentos que, no futuro, poderão ter aplicação em humanos.

* As fezes dos morcegos constituem excelente adubo natural. Foram intensamente exploradas até ao desenvolvimento de adubos industriais.

* Têm sido estudados para aperfeiçoamento do sonar.

* A saliva do vampiro tem forte acção anticoagulante. A sua pesquisa poderá ter aplicações no tratamento de várias doenças vasculares.

* São importantes elos na cadeia alimentar.

* O seu desaparecimento poderá resultar em desequilíbrio ambiental, causando maiores danos do que os causados pela sua proximidade com o Homem.

Wikipédia

Um comentário:

|Reno| disse...

[b] bem legal kk esse blog...