quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Menor animal do Planeta

Um pequeno peixe descoberto na ilha indonésia de Sumatra é o menor animal vertebrado do mundo, afirma a edição de 24/01/2006 da revista científica britânica "Proceedings of The Royal Society: Biological Sciences".

O peixe é da espécie Paedocypris progenetica e tem um certo parentesco com a carpa, embora seu tamanho seja muito menor: ele mede apenas 7,9 milímetros.

O peixe é um milímetro menor que o vertebrado considerado até agora como o menor da Terra, um gobio (um peixe teleósteo, ou seja, que tem o esqueleto completamente ossificado) encontrado na região do Indo-Pacífico.

O novo ser foi descoberto por uma equipe internacional de especialistas dirigido pelos professores Tan Heok Hui e Maurice Kottelat, do Museu Raffle de Pesquisa da Biodiversidade de Cingapura.

Os cientistas encontraram um macho Paedocypris progenetica em um lamaçal com alto nível de acidez da ilha de Sumatra.

Apesar seu tamanho, o peixe possui nadadeiras pélvicas com músculos excepcionalmente grandes que utiliza para agarrar a fêmea durante o ato sexual, segundo os responsáveis pela descoberta.

"Este é um dos peixes mais raros que vi em toda minha carreira. É mínimo. Vive em ácido e tem essas singulares e ambiciosos nadadeiras", comentou Ralf Britz, zoólogo do Museu de História Natural de Londres, que analisou o esqueleto do animal e a complexa estrutura de suas nadadeiras pélvicos.

"Espero que tenhamos tempo para investigar mais sobre eles antes que seu habitat desapareça totalmente", acrescentou Britz.

Segundo estes pesquisadores, os Paedocypris progenetica adultos têm um corpo transparente, circunstância que dá a aparência de uma larva, e vivem em águas escuras que apresentam um nível de acidez pelo menos cem vezes superior ao de água da chuva.

Nenhum comentário: